Construção de Superaprendizes
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DoWlOaDs-WorldOfRock
1) Introdução
2) Superaprendiz
3) Atributos Iniciais
4) Atributos
5) Teste de Superaprendiz
6) Builds
7) Sugestões de Habilidades
8) Equipamentos Iniciais
9) Equipamentos / Cartas
10) Como Upar
11) Onde Upar
12) Créditos
13) Referências e Notas
1. Introdução
O objetivo deste guia é incentivar novas pessoas a iniciarem na classe, servir de base para os novatos em seu princípio de carreira e aumentar o conhecimento e a capacidade de fazer builds dos mais experientes.
Espero que este guia também sirva de futura referência para pesquisa de informações.
Antes de tudo, tenham em mente de que este guia não é absoluto e as builds aqui demonstradas são apenas exemplos e não devem ser seguidas à risca. Tome quaisquer sugestões aqui dadas apenas como base e modifique-as de acordo com suas necessidades e vontades, afinal, opiniões divergem de pessoa para pessoa, e as minhas podem não refletir as suas.
E mais importante, converse com outros Superaprendizes mais experientes para compartilhar informações e tirar dúvidas, o melhor jeito de se aprofundar no assunto.
Agora, mãos à obra. =)
2. O Superaprendiz
Enquanto alguns jogadores optam transformar seus personagens em classes 2-1 e 2-2[1], outros se recusam a desistir de sua inocência, e seguem o caminho do Superaprendiz. O Superaprendiz é uma classe única e alternativa e não possui evoluções, e ao contrário do Aprendiz, que possui somente duas habilidades[2], o Superaprendiz possui quase todas as habilidades das classes 1-1[3].
A vantagem de ser um Superaprendiz está em ser a classe mais versátil e auto-suficiente do jogo, além de ser um personagem extremamente divertido. Pode-se escolher entre ser uma build "melee", baseada em Força e Agilidade com rápidos e fortes ataques corpo-a-corpo ou uma build "arcana", baseada em Inteligência e Destreza, com magias instantâneas extremamente poderosas! Escolha o que lhe agrada mais.
Muitos mistificam a classe como inútil e fraca, e isso se dá devido ao fato dos Superaprendizes terem um MaxHP extremamente baixo, mas com bons equipamentos, build e playerskill[4] consegue-se superar esses empecilhos, e ao atingir nível 99 ganha-se um bônus de HP[5] que deixa o Superaprendiz menos frágil, podendo realizar tarefas bem mais perigosas.
A melhor definição de Superaprendiz, na minha opinião, foi justamente dada pelo Tzerero[6]:
"Superaprendiz, um membro do Clube do Aprendiz que recebeu seu treinamento e chegou próximo à perfeição. Aprender é sua profissão!"
Observações sobre a classe Superaprendiz:
- Não pode usar a habilidade "Fingir de Morto", somente Aprendizes podem;
- Não pode mudar para uma outra classe, como Espadachim, Mago, etc;
- Não existem classes avançadas para os Superaprendizes;
- Superaprendizes são como Aprendizes normais quando se trata de HP/SP, Equipamentos e Velocidade de Ataque;
- Superaprendizes não podem equipar Arcos e Armas de Duas Mãos;
- Perde-se 1% de experiência quando morre, como qualquer outra classe.
- Quando morto, não renasce mais com metade do HP como os Aprendizes.
3. Atributos Iniciais
A criação e evolução de um personagem é muito importante, e não deve-se desperdiçar nenhum ponto, pois futuramente pode fazer falta. Portanto, antes de você começar a fazer a build do seu personagem deve saber como será gasto os pontos de atributo iniciais de seu personagem.
Os três atributos principais para builds melee são: Agilidade, Força e Destreza. E os três atributos principais para builds arcanas são: Inteligência, Destreza e Vitalidade.
Os atributos iniciais vão depender do tipo de aprendiz que você estará fazendo:
- Melee (Agi/For) : 9 Destreza, 9 Agilidade, 9 Força
- Arcano (Des/Int) : 9 Destreza, 9 Inteligência, 9 Sorte*
4. Atributos
Como ninguém é obrigado a saber de tudo, nem a ter lido os guias das outras classes, irei explicar com detalhes o que cada atributo faz, e como ele afeta o seu Superaprendiz. Recomendo que leia a descrição de cada atributo, o que cada um faz, as sugestões de builds e estude bem todas as possibilidades.
Força: Cada ponto lhe concede +1 de dano e +30 na capacidade de carga. Em múltiplos de 10 ganha-se um bônus de dano que é calculado por (For/10)². Finalize esse atributo em um múltiplo de 10.
Agilidade: Um ponto em Agilidade lhe dá +1 de esquiva, aumenta sua Velocidade de Ataque[7] em +0.2%, e diminui o tempo preso em armadilhas.
Vitalidade: Cada ponto lhe confere +1% MaxHP, +2% de efeito em itens de regeneração de HP, +0.8 VitDef e +0.5 IntDefM. A cada 5 pontos você recebe +1 de recuperação de HP[7]. Aumenta resistência contra status negativos. Tente finalizar este atributo em múltiplo de 10, mas se não puder não tem problema algum.
Inteligência: Elevar um ponto aqui significa +1% MaxSP, +2% de efeito em itens de regeneração de SP, +1 IntDefM. A cada 6 pontos aumenta +1 de recuperação de SP[7]. O AtqM mínimo é aumentado a cada 7 pontos e o AtqM máximo é aumentado a cada 5 pontos. Aumenta resistência contra status negativos.
Destreza: Investir um ponto faz sua Precisão aumentar em +1 e sua Velocidade de Ataque[8] aumentar em 0.05%. A cada 5 pontos é ganho um bônus de +1 de dano. Também diminui o tempo de conjuração de magias, e com 150 pontos atinge-se a conjuração instantânea. Além de diminuir a chance de ter seus equipamentos removidos por habilidades "Divest"[9].
Sorte: A cada três pontos você ganha +1% de crítico. Ganha-se +1 de dano e +1% de resistência a ataques críticos a cada 5 pontos. Aumenta +1 de esquiva perfeita a cada 10 pontos. Aumenta resistência contra status negativos.
Nível de Base: Aumenta MaxHP e MaxSP (valores variam de acordo com a classe), aumenta um ponto de Esquiva e Precisão, e aumenta o valor de Cura. E no nível 99 é recompensado com uma brilhante aura.
Nível de Classe: Valores adicionais[10] aos atributos são ganhos conforme o nível de classe de um personagem. O nível máximo de classe de um Superaprendiz é 99, mas no nível 68 pega-se todo o bônus por completo que é +5 em todos os atributos.
Não se esqueça de considerar esse bônus ao fazer a build de seu personagem. Caso queira saber quanto ganhará em cada nível de classe, veja o artigo Bônus de Classe de Superaprendiz.
Velocidade de Ataque: Velocidade de Ataque é rapidez com que seu personagem ataca. E é afetado por Agilidade, Destreza e a arma que você está usando. Algumas armas são mais rápidas com determinadas classes, e vice-versa.
É importante sempre calcular Agilidade, Destreza e Poção do Despertar em conjunto para uma Velocidade de Ataque arredondada. E não esqueça de considerar todos os pontos de atributos concedidos por equipamentos, cartas, bônus de classe e buffs.
Defesa: Defesa diminui o dano em proporção percentual. Por exemplo, se um personagem possuir 40 Def, ele irá reduzir 40% de um dano físico. Devido à alta fragilidade dos Superaprendizes, possuir uma defesa alta para reduzir ao máximo danos físicos é algo muito importante para a sobrevivência da classe. Com os equipamentos certos e bons níveis de refinamento[11] podemos ser quase tão resistentes[12] quanto Cavaleiros de Vit.
Defesa Mágica (DefM): Este sub-atributo determina o quanto de dano magias lhe darão. Superaprendizes não possuem muitos equipamentos que dêem DefM, mas para o PvM não é um atributo muito necessário, com raras exceções. Sua grande utilidade está no PvP, para reduzir dano de poderosos ataques mágicos.
Vit Def: É a redução de dano de ataques físicos provida pelo atributo Vitalidade, e é calculada depois de todos os outros fatores. Então se, por exemplo, se um personagem possuir 100 de Vitalidade, ele irá reduzir 80 do dano final.
Int DefM: Funciona da mesma maneira que "Vit Def", mas para danos mágicos.
5. Teste de Superaprendiz
Para mais informações sobre como se tornar um Superaprendiz, leia o artigo Teste de Superaprendiz.
6. Builds
As builds são muito flexíveis e variam de acordo com o gosto pessoal, por esses motivos eu estarei fazendo apenas sugestões aproximadas.
- Dicas e Recomendações:
- Utilize a calculadora sugerida no artigo Perguntas Frequentes, é a mais atualizada e totalmente compatível com Superaprendizes;
- Leia todos os guias (Lista de Guias) antes de fazer sua build. Há muitos fatores importantes a serem considerados e informações valiosas que você pode não saber, além de que muitas dúvidas suas provavelmente já estão respondidas nos guias;
- Calcule sua build sempre considerando buffs como Agi Up, Bênção e Concentração (essenciais e vitais na build de qualquer Superaprendiz);
- Antes de começar a montar a build, decida qual será o objetivo do seu personagem (PvM, MvP, PvP, WoE etc).
- Considere o bônus por nunca ter morrido. Apesar de ficar a critério pessoal, é altamente recomendado;
- Faça a build sem considerar quaisquer bônus de atributos dados por acessórios, para ficar mais flexível podendo trocá-los dependendo da necessidade. É essencial, visto que muitas novas cartas e acessórios estão sendo lançados, como por exemplo as cartas Siroma e Imp, que aumentam do dano da Lanças de Gelo e Lanças de Fogo em 25%, respectivamente;
- Faça a build sem considerar atributos dados por chapéus, para poder trocar de chapéu dependendo da ocasião (ignore esta sugestão caso não vá PvP ou MvP);
- Cura Nv5 é o ideal para builds Agi/For, e Nv3 para Int/Des;
- Use carta Salgueiro ou Incubus no chapéu, é essencial;
Mesmo os atributos de um mesmo tipo de build podem variar muito dependendo do propósito pessoal de cada um. Por exemplo, algumas pessoas fazem build Agi/For PvM para atingir danos altos, enquanto outros tentam atingir a maior esquiva possível. Então se você não gostar de alguma sugestão de atributos, simplesmente use a quantidade que de pontos que você achar melhor.
Des/Int - Build Arcana
For: 1
Agi: 1
Vit: 1~50
Int: 88~99
Des: 92~99
Sor: 9~10
Uma build que procura alcançar o tão sonhado Cast Instantâneo. Uma build mortal para seus inimigos, combinando uma conjuração extremamente rápida e um dano muito elevado. Se utilizada a combinação certa de habilidades, os inimigos não terão chance contra você.
Graças ao bônus de classe por nunca ter morrido, que pode ser facilmente conseguido (leia o Guia do Espírito do Superaprendiz para saber como), atualmente o Superaprendiz consegue atingir o Cast Instantâneo (150 Des) com muita facilidade sem nem mesmo precisar baixar o AtqM, podendo descartar alguns pontos em Destreza e investí-los em Vitalidade. As builds não variam tanto, podendo ser puramente Int/Des ou Int/Des/Vit, para quem já fez um Bruxo é praticamente a mesma coisa.
Veja abaixo os diferentes conjuntos de atributos para esse tipo de build:
- 99 Int/99 Des/01 Vit : Build mais clássica e famosa. Com ela consegue-se atingir o Cast Instantâneo (150 Des) sem precisar de Cartas Drops ou Zeroms. É uma build com grande potencial e independente de equipamentos de Destreza, mas muito frágil por possuir menos HP e ser mais suscetível a status negativos, devido à baixa Vitalidade.
- 92 Int/99 Des/28 Vit : Nessa build, os pontos salvos em Inteligência podem ser gastos em Vitalidade, garantindo-lhe mais HP, maior resistência à dano e a status negativos com o sacrifício de um pouco de AtaqM.
- 92 Int/95 Des/37 Vit : Basicamente a mesma build que a de cima, mas com menos Destreza para se investir ainda mais pontos em Vitalidade, ficando dependente do item Salada Verde[13].
- 99 Int/95 Des/19 Vit : AtqM maximizado com sacrifício apenas de Destreza para pôr alguns pontos em Vitalidade.
Agi/For - Dagger
For: 70~90
Agi: 80~99
Vit: 1~45
Int: 1~6
Des: 40~60
Sor: 1
Uma build que mais lembra um Arruaceiro: Velocidade de Ataque e Esquiva altas, com um dano razoavelmente alto. A build de atributos vai variar bastante de acordo com o propósito do char. Dê uma olhada abaixo em algumas sugestões para diferentes builds:
- 99 Agi/75 For/50 Des/24 Vit : Build PvM bem equilibrada, com uma Velocidade de Ataque e Esquiva altas, uma boa taxa de acerto, um dano razoável e uma Vitalidade baixa para aumentar um pouco o HP e diminuir chance de receber status negativos. Existem outras variações dela, só dependendo do objetivo, algumas pessoas preferem mais força, ou menos Agi, adapte-a como quiser.
- 75 Agi/95 For/49 Des/35 Vit : Build voltada para o MvP, com um dano altíssimo, Velocidade de Ataque razoável, taxa de acerto boa e pouco mais de Vitalidade para aumento do HP.
- 75 Agi/95 For/36 Des/49 Vit : Build WoE. Acerto baixo mas é tudo que você precisará para acertar qualquer um na Guerra, Força bem alta para carregar muitas pots e dar o maior dano possível, e Agi baixa mas ainda mantendo uma Velocidade de Ataque respeitável.
7. Sugestões de Habilidades
Essa é com certeza a parte mais difícil da build de um Superaprendiz. As decisões mais importantes serão feitas agora e as habilidades escolhidas para compôr a árvore de habilidades podem mudar radicalmente a utilidade e eficiência de seu personagem. Primeiramente eu vou explicar qual a utilidade de cada habilidade, prós e contras de cada uma, como elas devem ser usadas e outras informações. Depois farei algumas sugestões de árvores de habilidades para diversos propósitos diferentes (MvP/PvP, PvM)
**EM CONSTRUÇÃO**
Des/Int
Lanças de Fogo
Lanças de Gelo
Relâmpago
Barreira de Fogo (Bola de Fogo Nv5)
Rajada Congelante
Petrificar
Tempestade de Raios
Cura
Bênção (Proteção Divina Nv5)
Aumentar Agilidade
Diminuir Agilidade
Pneuma Tree
Aumentar Recuperação de SP
Precisão
Olhos de Águia
Concentração (Olhos de Águia Nv1 e Precisão Nv3)
Escudo Mágico
Esconderijo
Chama Reveladora
OBS: Caso não for colocar em Petrificar, Aumentar Recuperação de SP e/ou Curar!
Lembrando também que com barreira de fogo se têm maior diversidade de mapas para upar!
**EM CONSTRUÇÃO**
Agi/For
Mammonita : Muito útil em qualquer ocasião por ter um grande poder de ataque
Golpe Fulminante
Provocar
Perícia com Espada
Perícia em Esquiva
Ataque Duplo
Recuperação de SP
Concentração (Olhos de Águia Nv1 e Precisão Nv3)
Cura
Bênção (Proteção Divina Nv5)
Aumentar Agilidade
Pneuma Tree
8. Equipamentos Iniciais
Qual conjunto de equipamentos é melhor, do NPC ou Angelical? E qual usar?
Isso vai muito do gosto pessoal, e dos muitos Superaprendizes que já conheci, metade usa um conjunto e metade usa o outro. Para ajudá-lo a se decidir entre qual conjunto usar, dê uma lida no artigo Qual conjunto é melhor?.
O refinamento fica a critério e condições pessoais. Para mais informações sobre todos os equipamentos úteis para Superaprendizes, dê uma olhada na seção abaixo, e para mais informações nos equipamentos de Superaprendiz, e onde conseguí-los, leia o Guia de Equipamentos/Armas de Aprendiz.
A seguir vai a relação de equipamentos e cartas com os quais todos Superaprendizes iniciantes deveriam começar, na minha opinião as melhores opções, e extremamente baratas.
Equipamentos:
Conjunto do NPC ou Angelical
Olhos Biônicos
Máscara do Fugitivo ou Pergaminho de Ninpou
Presilha [1]
Stiletto [3] (melees) ou Cajado do Hipnotizador [2] (arcanos)
Cartas:
Carta Salgueiro (Chapéu)
Carta Pupa (Armadura)
Cartas de redução de dano racial (Escudo)
Carta Sussurro (melees) ou Raydric (arcanos) (Capa)
Carta Congelador (Calçados)
Cartas Lude e Quve (Acessórios)
Cartas de dano racial (Arma)
9. Equipamentos / Cartas
Abaixo estão todas as possibilidades de equipamentos e cartas para os Superaprendizes. Listarei e comentarei todos os equipamentos. Taxas de refinamento ficam a critério pessoal.
Lembrem-se de que, por mais que no percurso de se pegar nível 99 você utilize outras combinações de cartas e equipamentos, você deve calcular sua build final com os equipamentos e as cartas certas.
Dica: Monte sua build desconsiderando qualquer status que um chapéu e acessórios possam lhe dar. Em certas ocasiões você precisará trocar tais equipamentos para obter melhores desempenhos.
Para mais informações nos equipamentos de Superaprendiz, e onde conseguí-los, leia o Guia de Equipamentos/Armas de Aprendiz.
Cabeça (Topo):























Cabeça (Meio):










Cabeça (Baixo):



Vestimenta:






Calçados:












Capa:








Escudo:





Acessórios:












Armas:











* Deve-se levar em consideração que essa diferença de dano entre as duas armas é quase nula quando se tem uma Força baixa, então a Cinquedea só passa a ser inferior mesmo com grandes quantidades de força (80+). E esse dano inferior é em média 25 de dano, podendo na melhor das hipóteses, chegar ao máximo de uma diferença de 50 de dano em um ataque normal (100 no duplo) sob as seguintes condições: Força 120 + Conversor + Todos Buffs de Sacer.
10. Como Upar
Já sabendo como será sua build de atributos e habilidades final, ou seja, como serão seus atributos quando você atingir nível 99 e quais habilidades terá, você já está pronto para upar seu personagem, mas a ordem em que você irá aumentar os atributos e habilidades é muito importante, e irá afetar bastante o nível de dificuldade do Up.
Agi/For - Atributos
Agi/For - Habilidades
Int/Des - Atributos
Int/Des - Habilidades
Atributos - Agi/For:
Comece colocando 20 de Destreza e 20 de Força (mantenha Força fechada em múltiplo de 10, somando bônus), e então coloque Agilidade até o máximo estipulado em sua build. Ou seja, se em sua build você irá fechar Agilidade base em 90, upe-a até 90. Pode parecer estranho upar esse tempo todo com Força e Destreza baixas, mas mais para frente você vai perceber o quão importante é ter uma Esquiva alta. Você ficará mais independente e conseguirá matar monstros mais fortes, e caso demore muito a maximizar Agilidade, vai sentir uma grande dificuldade em upar em níveis mais altos.
Depois que fechar Agilidade, não existe uma regra de qual será o próximo atributo a upar, Destreza ou Força. Apenas avalie no local onde você está upando qual atributo é mais necessário no momento. Caso ainda esteja errando muito os monstros, aumente Destreza, senão, upe Força para causar mais dano e matar mais rápido. Provavelmente o ideal será intercalar Força e Destreza, colocando 10 pontos em cada um, sempre alternando.
Por último, coloque quaisquer pontos em Inteligência e Vitalidade (caso sua build tenha pontos nesses atributos) e pronto. ^^
Habilidades - Agi/For:
Essas são somente as habilidades essenciais, as outras variam dependendo de como está sua build. Mas tendo as habilidades abaixo, você não terá dificuldade em upar o restante. Gaste seus pontos de habilidade na ordem abaixo:
Ataque Duplo Nv 10
Perícia em Esquiva Nv 10
Recuperação de SP Nv 5
Curar Nv 3
Aumentar Agilidade Nv 10
Curar Nv 5
Proteção Divina Nv 5
Bênção Nv 10
Precisão Nv 3
Olhos de Águia Nv 1
Concentração Nv 10
Atributos - Int/Des:
Comece colocando 20 de Destreza e depois coloque Inteligência até 75~80 para aumentar o AtqM. Depois volte a aumentar apenas Destreza até maximizá-la de acordo com a sua build, seguido de Inteligência, e finalize colocando quaisquer pontos necessários em Vitalidade (caso sua build tenha algum). Simples assim. ^^
Habilidades - Int/Des:
As habilidades de um SA Int/Des variam muito, existem diversas builds diferentes, e por isso fica difícil sugerir habilidades para se upar, pois pode ser que tais habilidades não estejam em sua build. Mas vou fazer algumas sugestões. As habilidades abaixo já estão listadas na ordem em que se devem ser colocadas.
Lanças de Fogo Nv 6~8 (caso vá ter Barreira de Fogo, coloque-a em Nv 10)
Barreira de Fogo
Cura Nv 1
Recuperação de SP Nv 10
Precisão Nv 10
Proteção Divina Nv 5
Benção Nv 10
Olhos de Águia Nv 1
Concentração Nv 10
Lanças de Fogo 10
Cura Nv 3
Aumentar Agilidade Nv 1
Teleporte Nv 2
Portal Nv 4
Escudo Sagrado Nv 1
Lanças de Gelo Nv 5
Rajada Congelante Nv 10
Relâmpago Nv 4 (caso não vá ter Tempestade de Raios, coloque-a em Nv 10)
Tempestade de Raios Nv 10
Petrificar Nv 6~10 (no caso, para ela ficar em Nv 10, deverá ser sacrificado algum ponto de outra habilidade ou vice-versa) (Opcional)
Obs: Assim como está mencionado acima, vai do gosto de cada um. Portanto, como início de habilidades pode-se começar com Rajada Congelante+Relâmpago, ou Lanças de Gelo em vez de Lanças de Fogo.
11. Onde Upar
Para mais informações sobre onde upar um Superaprendiz, leia o guia Guia de Locais de Up.
12. Créditos
Pocket Heroes
Doddler's RoCalculator : Builds e Cálculos
RoCards : Dados e imagens
bRO Forum : Informações
13. Referências e Notas
- ↑ Classes. Um Aprendiz que já possui nível de classe 10 com seus pontos de habilidade devidamente distribuidos, pode fazer um teste e mudar para uma classe 1-1, uma classe expandida ou um Superaprendiz. Personagens de classe 1-1 podem optar mudar para uma classe 2-1 ou classe 2-2. Para mais informações confira a seção de personagens no site da Level Up! Games.
- ↑ Fingir de Morto e Primeiros Socorros. Fingir de Morto pode ser adquirido facilmente através de uma quest. Primeiros Socorros é adquirido através dos NPCs no Campo de Treinamento ou através de uma quest em Prontera.
- ↑ Superaprendizes não podem equipar Espadas de Duas Mãos, nem Arcos, por isso não têm acesso às habilidades Rajada de Flechas e Chuva de Flechas dos Arqueiros, e Perícia com Espada de Duas Mãos dos Espadachins.
- ↑ Playerskill significa "Habilidade do jogador", é o nível de jogabilidade de um jogador. Ou seja, a habilidade que o jogador tem em controlar seu personagem no jogo, realizando corretamente tarefas complexas, conseguindo superar com sucesso situações inesperadas, e estando sempre em sintonia com outros jogadores para que o trabalho em equipe seja positivo.
- ↑ Ao atingir nível 99 de base, o Superaprendiz ganha um generoso bônus em seu MaxHP, leia mais a respeito no guia Segredos dos Superaprendizes.
- ↑ Tzerero é o encarregado do Clube do Aprendiz, é o NPC que lhe dá o teste para se tornar um Superaprendiz.
- ↑ A recuperação de HP/SP não é calculada apenas em cima da quantidade de Vit/Int, mas também na quantidade de HP/SP possuído. Então, quanto mais HP/SP você possuir, maior será sua recuperação também.
- ↑ Esse valor é somente válido quando desequipado de quaisquer armas. Equipando uma, o aumento da Velocidade de Ataque é menor e não-exato, depende da classe e da arma equipada.
- ↑ "Divest" são habilidades da classe Arruaceiro e Desordeiro que removem equipamentos dos adversários. Pode-se remover Arma, Armadura, Chapéu e Escudo com tais habilidades. Para mais informações, leia a seção de habilidades do Arruaceiro no site da Level Up! Games.
- ↑ Esses atributos extras são indicados pelos números após o sinal de soma (+) em cada atributo na janela de status, ex.: FOR: 70+15 (70 é o valor base, 15 é o bônus).
Status dados por buffs, habilidades, equipamentos e itens também ficam somados nesse valor após o sinal de soma (+). - ↑ Equipamentos e armas podem ser refinadas até 10 vezes, cada refinamento aumenta o dano da arma ou a defesa do equipamento. Quanto maior o refinamento do equipamento, maior a chance dele quebrar ao tentar refinar novamente. Para saber mais sobre refinamentos e os níveis seguros, leia este artigo no site da Level Up! Games.
- ↑ Refere-se à redução de dano.
- ↑ "Salada Verde" é um item consumível que dá +5 Destreza por 20 minutos e é feito através de culinária.
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